Dia Mundial da Saúde Mental
- Cátia Bibiano
- 11 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Não somos super-heróis, nem super-heroínas… Somos seres humanos e, como tal, não somos imbatíveis. Temos os nossos limites!
E, numa sociedade cada vez mais exigente nas diversas áreas da nossa vida, onde somos constantemente solicitados para sermos os melhores, para darmos o nosso máximo, é natural nem sempre aguentarmos…
Portanto, é perfeitamente natural vivenciarmos dificuldades psicológicas, de maior ou menor gravidade, especialmente quando sentimos que não conseguimos fazer face aos desafios que encontramos no dia-a-dia. De fato, a perturbação mental é mais comum e transversal do que se imagina… Ao longo da vida, 1 em cada 5 pessoas desenvolve, pelo menos, uma perturbação mental. Como tal, é fundamental apostarmos sempre e cada vez mais na nossa saúde mental, prevenindo o desenvolvimento de perturbações e promovendo o nosso bem-estar integral.
Porque a saúde não se resume apenas à ausência de doença, mas sim a um estado completo de bem-estar, devemos investir continuamente num desenvolvimento mental equilibrado, promotor de felicidade, autoconfiança, autoestima, satisfação com a vida, sentimentos de realização, força interior e um sentido único de tranquilidade e estabilidade.
Numa sociedade em que nos preocupamos bastante com a nossa saúde e forma físicas, há que não esquecer a saúde mental, tantas vezes negligenciada por não ser tão visível nem tão valorizada… e até mesmo mistificada…
De fato, infelizmente, o estigma e o preconceito acerca da saúde mental estão ainda muito presentes na nossa sociedade…
Já alguma vez consideramos alguém fraco ou inútil por estar com gripe? Se não, porque haveríamos de considerar alguém fraco por estar com depressão? Ou por sofrer de ansiedade? … Tal como a saúde física, a saúde mental faz parte da natureza humana e depende de cada um de nós desmistificar esta realidade, que é parte integrante da nossa vida e para a qual devemos estar sensíveis! Via: Portal da Saúde Mental






Comentários